segunda-feira, 13 de abril de 2009

O que é comunicação organizacional?

Comunicação organizacional envolve processos comunicativos pensados estrategicamente, e sua evolução no Brasil surgiu a partir da atividade de Relações Públicas e do Jornalismo Empresarial.

Após a Revolução Industrial, as organizações perceberam que deviam procurar uma comunicação dirigida a cada publico com competência para se relacionar melhor com eles, estar à frente da concorrência e ser atualizado no mercado.

As organizações necessitam dos processos comunicativos para compreender os âmbitos interno e externo, ou seja, entender a organização e fatores sociais ou econômicos que podem influenciar de forma negativa ou positiva a organização.

A Comunicação Organizacional é complexa, por isso é preciso realizar um planejamento estratégico para verificar o que a organização realmente necessita para alcançar seus objetivos e minimizar futuros conflitos.

É interessante para uma organização que sua comunicação seja integrada, ou seja, que as modalidades de comunicação institucional (transmiti para os públicos a imagem e as qualidades da organização), mercadológica (mais voltada para ações de Marketing e Publicidade) administrativa e interna (voltadas para âmbito interno empresarial) trabalhem juntos na mesma direção, para existir um plano comum para o mesmo objetivo e mesmo discurso.


Até amanhã,
Andréia Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário