terça-feira, 14 de abril de 2009

As Dimensões da Comunicação

Após a leitura do texto “Comunicação Organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas “ de Margarida M. Krohling Kunsch. Podemos entender que a comunicação organizacional é analisada em três dimensões: Dimensão humana, dimensão instrumental e dimensão estratégica. Toda organização apresenta um pouco de cada dimensão, mas é provável que haja uma dimensão predominante


A primeira é a dimensão humana, que é o tópico mais amplo do texto, pelo fato de ser uma das mais esquecidas e menos estudadas. Porem é muito importante saber que a comunicação é essencial para uma organização, e que sem ela não existiria organização. As ações de comunicação que acontecem no cenário organizacional, ou seja, relações entre a sociedade e a organização, dependem de diversos fatores, como por exemplo, contextos sociais, políticos, econômicos e culturais entre outros. O grande objetivo da comunicação é compreensão mutua entre organização e seus públicos.


Dimensão instrumental é o segundo estudo, que é o mais presente nas organizações. O seu foco é nos instrumentos e nas ferramentas utilizadas na comunicação, como por exemplo, um site ou publicações institucionais. A comunicação é vista como uma transmissão de informações e as ações principais do departamento de comunicação estão na divulgação de noticias, nas mídias internas e externas.


O ultimo assunto é a dimensão estratégica, que é um processo comunicativo planejado, administrado e pensado estrategicamente, para que assim, as organizações cheguem a um sucesso esperado e tenham um posicionamento positivo diante da sociedade, ou seja, não basta limitar-se por atividades e ações isoladas de comunicação. Na pratica a comunicação organizacional, normalmente, é realizada com mais destaque nas tarefas do que nos processos, por isso sua atribuição precisa ser muito mais abrangente e proativa. A gestão estratégica, precisa ajudar a organização a interpretar ameaças e oportunidades que acontecem no meio global, analisando a cultura organizacional, e pensar as ações comunicativas de forma estratégica, para atingir especialmente o publico estratégico que esta diretamente envolvido na realidade organizacional.


Até amanhã,

Camilla Todo Watanabe

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