domingo, 17 de maio de 2009

Escola de Montreal - um novo olhar


Olá leitores,

Como já dito em assuntos anteriores, a comunicação dentro e fora das organizações é uma das principais causas para o funcionamento da mesma, com base em estudos e teorias da comunicação que vem sendo estudada no mundo inteiro.
A escola de Montreal é uma delas, criada por um grupo de pesquisadores na universidade de Montreal no Canadá, que pensa sobre o processo comunicativo e as organizações de um modo diferenciado das outras. Um dos lideres desse grupo e fundador da teoria é o Professor Dr. James Renwick Taylor que se baseia em uma composição de influências de sua formação em cibernética e análises.
Nessa teoria a comunicação é algo mais que a simples transmissão de informação, não se limitando aos aspectos objetivos da tecnologia e envolvendo os processos de interação e organização social.
Para a escola de Montreal o importante não é a estratégia aplicada dentro de uma organização mais sim na interpretação que nada mais é do que a linguagem aplicada de forma apropriada e com fácil entendimento para qual for o público, com a realidade que as pessoas vivenciam diariamente e os sentidos das experiências formadas, não só pensando em resultados.
Essa teoria através de suas análises, propõe para a organização um novo olhar diante da comunicação, dando mais ênfase na dimensão humana do que na instrumental.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário