sexta-feira, 15 de maio de 2009

Gerenciamento de Crise

As organizações buscam credibilidade, boa reputação para que seus públicos confiem em seu trabalho e para obter a boa vontade da opinião pública. Mas todo esse trabalho pode desaparecer em uma situação de crise mal gerenciada.

No momento de crise é preciso assumir e aceitar suas responsabilidades, fornecer informações transparentes para os públicos, prestar esclarecimentos para a sociedade sem mentir ou omitir fatos, explicar a posição da empresa e certificar-se que as pessoas estão entendendo suas explicações, atender a imprensa, dar entrevistas e manter a boa comunicação com o governo.

É necessário que a organização tome cuidado com sua postura na administração da crise, que não tente se preservar, comunicar a crise para a alta administração, conseguir perceber os sinais de alerta para resolvê-los antes que se tornem graves, não descuidar de seus públicos que quando bem informados podem ser aliados da empresa.

Estar preparado para uma crise e ter um relacionamento constante com os públicos estratégicos é fundamental para uma organização. Para a prevenção é interessante ter um programa de treinamento em gerenciamento de crises, treinar a alta administração para falar com a imprensa (media-training), saber quais foram as crises que ocorrem no passado, como foram solucionadas e conhecer o perfil de seus públicos.

Até amanhã,
Andréia Costa.

Referências:
ROOS, Davi. Como funcionam os planos de gerenciamento de crises. Disponível em: http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/planos-gerenciamento-de-crise.htm. Acesso em 14/05/09.

CALDINI, Alexandre. COMO GERENCIAR A CRISE. Disponível em: http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/relacoespublicas/administracaodecrises/0087.htm. Acesso em 14/05/09.

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