quarta-feira, 13 de maio de 2009

Prevenir para não remediar

A pesquisa é uma das ferramentas para se adquirir conhecimento, desenvolver o ser humano , exercer a reflexão, formular ou testar teorias.

Mas o que isso tem a ver com a comunicação organizacional? É que além desses existem inúmeros outros objetivos.

Para se resolver problemas ou crises é imprescindível que seja feita uma pesquisa que aponte onde está, qual é e/ou porque o problema existe, e daí então tomar a atitude mais apropriada.

Além de resolver problemas a pesquisa também é aplicada no marketing, como pesquisa mercadológica. Na hora de lançar um produto é importante saber as preferências dos consumidores, em que mercado o produto deve ser inserido, qual o publico alvo, preço, etc.

Pesquisas devem ser realizadas periodicamente para que os "sustos" sejam evitados. Ela pode evidenciar as tendências do mercado, possíveis crises financeiras, descontentamento dos públicos interno ou externo, como anda a imagem da empresa, ou qualquer outro ponto que se queira esclarecer ou descobrir. Um acompanhamento continuo e de prevenção.

Porém as empresas brasileiras não tem o costume de realizar pesquisas pelo custo e tempo que à ela são agregados, contudo prever uma crise muitas vezes é mais econômico do que tentar tapar o buraco. Profissionais de marketing, jornalismo e relações publicas devem compor um departamento de comunicação e este departamento deve convencer a alta diretoria da organização em que trabalham da importância da pesquisa como prevenção e garantia de sucesso em qualquer ação que venha a ser realizada.

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