domingo, 24 de maio de 2009

Por que obter a boa vontade?

A opinião das pessoas é uma das forças que mais afetam as organizações. Por isso é indispensável conseguir a boa vontade dos públicos estratégicos para o consumo dos produtos ou serviços e para suas atitudes em relação à organização.

Para obter a boa vontade dos funcionários, é preciso mostrar que eles fazem parte da organização e criar ações para fazer com que eles se sintam satisfeitos em fazer parte dela. Ter uma boa comunicação, um relacionamento transparente e uma política de “portas abertas” com a comunidade são essenciais para obter sua boa vontade. Um cuidadoso controle das noticias veiculadas nos meios de comunicação a respeito da empresa são fundamentais para obter a lealdade dos acionistas.

Conseguir a opinião favorável dos fornecedores é de interesse para uma organização devido à influência que eles exercem sobre os futuros empregados, clientes, líderes da comunidade financeira e sobrevivência da organização. Manter os órgãos governamentais informados e ter relacionamento constante ajuda a obter a boa vontade do governo que algumas vezes é baseada nos boatos que ouvem sobre a organização.

Empresas que não vendem diretamente para consumidores devem manter seus revendedores informados e coordenar suas transações para obter boa vontade desse público e atrair mais revendedores. É essencial que a organização trate bem seus clientes e suas reclamações, que seus produtos e serviços sejam de qualidade para conseguir a satisfação de seus clientes.

Todo esse trabalho é realizado com ações estratégicas de comunicação para criar vínculo com esses públicos que são vitais para uma organização. Tais ações podem ser criadas pela comunicação institucional, mercadológica, interna ou administrativa, que realizam o planejamento de acordo com a necessidade da empresa e o perfil de seus públicos. O Marketing de visitas à empresa, folheto institucional, jornal mural ou atividades recreacionais são exemplos de instrumentos usados em programas de comunicação.

Até a próxima,
Andréia Costa.

Referência:
LESLY, Philip. Os fundamentos de Relações Públicas e da Comunicação. São Paulo, Pioneira, 1995. p.1-20.cap.1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário