sábado, 23 de maio de 2009

Educação para a Cidadania.

Olá queridos leitores,

Hoje venho falar sobre um artigo de Cicilia M. Krohling Peruzzo chamado: Comunicação comunitária e educação para a cidadania.
Esse estudo foi realizado com o intuito de fazer com que a comunicação seja produzida nos menores setores da organização, para assim contribuir na educação de toda a cidadania em relação aos temas sociais (ecologia, a paz e à própria vida do nosso planeta).
Usando a comunicação informal, eles tentam educar as camadas subalternas, que acabam sendo excluídas do desenvolvimento do pais, para que assim eles possa contribui para a elaboração das culturas populares e a formação para a cidadania atual.
Iniciado junto com um movimento popular e em uma rádio comunitária no estado do Espírito Santo, todo se baseia em uma pesquisa bibliográfica sobre o papel político dos movimentos sociais e aos estudos de casos de experiências de comunicação popular/comunitária participativa.
Nesse artigo temos vários significados sofre o que é a cidadania, um que acho importante para entendemos os direitos desses públicos de fazer parte do desenvolvimento, foi dito por Rousseau que diz que a cidadania é vista como um direito coletivo, que favorecendo o desenvolvimento da individualidade, pressupõe a ação política e sua socialização. Tendo como suporte uma legislação que procura levar em conta os princípios de igualdade e de liberdade, ela implica não só direitos do indivíduo, mas também seus deveres na sociedade.
Outro é a conclusão de todos onde Cicilia diz "... queremos ressaltar algumas noções fundamentais que encerram a questão da cidadania. Primeiro: o cidadão tem direitos e deveres. A participação política, a responsabilidade pelo conjunto da coletividade, o cumprimento das normas de interesse público são deveres, por exemplo. Segundo: a cidadania é histórica. Varia no tempo e no espaço, varia conforme o período histórico e o contexto vivido. Portanto, cabe sempre perguntar quem pode exercer plenamente a cidadania. Terceiro: a cidadania é sempre uma conquista do povo. A ampliação dos direitos de cidadania depende da “capacidade política” dos cidadãos, da qualidade participativa desenvolvida. Quarto: as formas de participação decorrem do tipo de sociedade política em que se vive. Quinto: a cidadania não se encerra nas suas dimensões da liberdade individual e participação política, mas inclui os direitos sociais e coletivos. "
Bom acho fácil entender agora que todos temos o direito de contribuir em nossa evolução.
Depois disso Cicilia fala um pouco dos conceitos do que é educação e sobre o que são os movimentos sociais; Deixando mais claro que todos merecem educação e que os movimentos são importantíssimos para a evolução da comunicação e do pais.
Depois a autora relaciona todos esses conceitos de cidadania, da importância da comunicação interpessual, a necessidade de movimentos sociais para os avanços da época e principalmente da educação necessária para todos, até mesmo para esses setores que muitos acham que são desnecessários para o nosso desenvolvimento. Assim no final Cicilia termina seu artigo afirmando, "A participação popular é algo construído dentro de uma dinâmica de engajamento social mais amplo em prol do desenvolvimento social e que tem o potencial de, uma vez efetivada, ajudar a mexer com a cultura, a construir e reconstruir valores, contribuir para maior consciência dos direitos humanos fundamentais e dos direitos de cidadania, a compreender melhor o mundo e o funcionamento dos próprios meios de comunicação de massa. Revelam-se assim como espaço de aprendizado das pessoas para o exercício de seus direitos e a ampliação da cidadania. "
Bom agora deixo o link para quem quiser ler o artigo completo http://www2.metodista.br/unesco/PCLA/revista13/artigos%2013-3.htm

Obrigado mais uma vez a todos e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário