sexta-feira, 1 de maio de 2009

Relações públicas X Marketing

Olá leitores,


Ao se falar em relações públicas as funções encarregadas a essa área são confundidas com as funções dadas a área de marketing. As dúvidas mais frequentes são: Qual a diferença entre relações públicas e marketing?, Onde o marketing se intersecta com relações públicas?, e também qual a importância de ambos para a organização?.
Na área de relações públicas o profissional planeja e desenvolve ações que tem como objetivo melhorar a relação da empresa para com seu público, aumentando a credibilidade da mesma, gerenciando crises e até mesmo administrando relacionamentos para que haja um bom convívio e conceito no canal existente entre a empresa e o público.
Já o Marketing, que idiomaticamente significa "comercialização'', tem como principal foco o mercado, através da venda de seu produto, visando as satisfações de seus clientes.
As semelhanças entre marketing e relações públicas é que ambos surgiram no meio do captalismo neoliberal do século xx, com o objetivo de administrar a opinião pública, e contribuir com o crescimento do mercado.
A grande importância de ambos no mercado é que eles possuem uma ligação direta com o público, realizando o transporte de informações de um para com outro.


Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário