quinta-feira, 30 de abril de 2009

Livros de Marlene Marchiori


Marlene Marchiori exerce o cargo de professora, relações públicas e pesquisadora. Escreve artigos relacionados á comunicação interna, cultura organizacional e relações públicas. Escreveu o livro “Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional” e “Cultura e comunicação Organizacional” que foi lançado pela Editora Difusão.

No livro Cultura e Comunicação Organizacional”, o leitor consegue ir além da racionalidade técnica das ações, e cria um novo nível com uma nova visão futurista, fazendo uma comparação reflexiva entre a visão de mundo e a evolução que as organizações passam, trazendo assim condições para que o leitor consiga entender, da obra, os seus conceitos, e as propostas, e assim apontar e entender o olhar estratégico sobre a organização, ou seja, a comunicação precisa ter uma função estratégica nas empresas. Segundo Marlene Marchiori, a obra faz com que os profissionais de comunicação tenham um caráter reflexivo, fazendo com que eles pensem na empresa como um todo. E ela apresenta um novo conceito: “quem forma a cultura na organização é a comunicação".

O livro “Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional” mostra as descobertas nos relacionamentos, apresenta uma nova função que os profissionais de comunicação precisam atingir: “visualizar e construir o futuro das organizações”, mostrando a realidade cultural da organização, e de que forma são tratados os assuntos de liderança e aprendizagem, que envolvem áreas diferentes de comunicação. A obra procura apontar as relações no ambiente empresarial, baseadas na visão, missão, políticas e normas; história e memória; liderança e poder; linguagem e símbolos; comunicação e suas áreas institucional, mercadológica, interna e estratégica; aprendizagem e conhecimento; inovação e mudança organizacional. É um livro que apresenta também a visão de 14 autores da área de comunicação e cultura organizacional.

“Eu parti de duas premissas já conhecidas. A primeira é que a cultura é a construção de significados. A segunda é que a função da comunicação é justamente construir significados”

Até amanhã.

Camilla Watanabe


Referências Bibliográficas :

Livros sobre Comunicação Organizacional abordam gestão de pessoas e relacionamentos, Disponível em: <http://www.abracom.org.br/descricao.asp?id=2024>

Livros sobre cultura e comunicação abrem novos caminhos para a área, Disponível em: <http://www.rp-bahia.com.br/livro-cultura_e_co.htm>

Um comentário:

  1. Estou com vaga aberta na www.editorajbc.com.br para Assistente de Comunicação Interna. Caso tenham interesse em participar do processo seletivo, favor enviar email para comunica_jbc@yahoo.com.br

    ResponderExcluir