sábado, 6 de junho de 2009

Como conseguir uma COMUNICAÇÃO EFICIENTE ?

Olá leitores.
Venho hoje explicar como podemos conseguir uma comunicação eficiente. Para isso acontecer, precisamos nós ligar em vários detalhes.
Primeiramente uma comunicação eficiente depende da existência e da melhora contínua do profissional que vai representar a organização perante os públicos. Esse orador deve sempre estar preparado.
Bom começamos com a credibilidade, que é conseguir transmitir a informação certa, que seja aceita pelos ouvintes. Essa aceitação é um processo que envolve compreensão e confiança, assim conseguimos atingir o convencimento.
Diretamente ligada com ela temos: A naturalidade, que nada mais é que a espontaneidade, o ritmo da fala praticada dia-a-dia junto dos amigos e familiares. Se o orador parecer meio falso a pláteia vai criar uma certa inseguraça em acreditar no que ele está dizendo.
Mas cuidado, ser natural não quer dizer que você deve levar ao auditório erros da comunicação cotidiana.
Agora falaremos da emoção, que é o envolvimento, que podemos mostrar pelo entusiasmo com que se defende uma idéia. A proposta é interpretar a própria verdade, transmitindo com a força da importância que representa. O conhecimento, muito importante, pois com ele há chance de ser natural e emocionante em qualquer tipo de pronunciamento; Quando conhecemos o que queremos passar a alguém, tudo fica mais fácil, pois você nao depende de nada para conseguir falar oque está na sua cabeça. Com a leitura, estudo, pesquisa, observação ativa e pessoal conseguimos facilmente esse conhecimento.
Uma conduta exemplar, palavras e expressões podem ser intendida de outra maneira dependendo da postura do orador. É preciso ter consciência de que comunicamos involuntariamente com o corpo, os olhos, os gestos, o tom de voz, a roupa, o estilo do cabelo, uma série de predicados e defeitos que contradizem por vezes o pensamento passado. A voz mostra claramente se existe o nervosismo, a pressa, o medo e muito mais. Ter uma boa pronúncia é ser mais bem compreendido e mais uma vez aumentar credidilidade.
O vocabulário, é a quantidade e qualidade de palavras conhecidas pelo orador, que vai facilitar a desenvolvimento, clareza e sucesso de um pronunciamento, da expressão de idéias, da articulação do raciocínio em frases. Um ponto importante a ser evitado, mesmo para quem tem um farto vocabulário, são os tiques e maneirismos entre palavras ou frases, como "né?", "hããã", "huummm", "tá?", "entendeu?". São ruídos típicos de quem não sabe que palavra usar ou de quem termina uma frase com tom de voz não conclusivo e acaba-se perdendo no discurso. Expressão corporal, é o movimento do corpo, o jogo fisionômico, o olhar, os gestos que fazem a comunicação não-verbal e acompanham a fala. Segundo psicólogos, a transmissão de uma mensagem é 7% palavra, 38% voz e 55% expressão corporal. Por isso lembramos que falar com as mãos nos bolsos, colocar as mãos entrelaçadas nas costas, apoiar os braços sobre a mes, cruzar os braços, fazer gestos abaixo da cintura e acima da linha da cabeça, executar gestos involuntários(como coçar a cabeça, mexer no cabelo, mexer em alianças e pulseiras, brincar com canetas ou papéis sobre a mesa ou com o fio do microfone em pé) todos esses são pontos negativos que podem atrapalhar e desconcentrar o orador e também o público que o assiste.
Bom ficamos por aqui e caso alguém tenha interesse com maiores informações sobre o tema, consulte do escritor Reinaldo Politto as obras: "Como se tornar um bom orador e se relacionar bem com a imprensa", "Como falar corretamente e sem inibições", "Como preparar boas palestras e apresentações" e "Gestos e Postura para falar melhor", entre outros lançados pela Editora Saraiva.
Obrigado mais uma vez e tenham um bom final de semana.

Um comentário:

  1. Bem legal este manual da oratória. Também em mesas de negociação é bom fazer uso destas dicas.

    Abraços,
    mateus d'Ocappuccino

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