quarta-feira, 15 de abril de 2009

Comunicação Interna nas Organizações

A comunicação interna nada mais é do que o relacionamento, a troca de informações dentro de uma organização. Ela é responsável pela integração entre todos que ali trabalham.
Atualmente ela é vista como uma estratégia básica para uma valorização da própria instituição, pois é por meio da comunicação que uma organização fica a par do que está se passando dentro e fora dela, alertando e construindo informações para tomar decisões mais certeiras.
Uma comunicação interna é de suma importância e faz total diferença dentro de uma organização, pois os empregados estando bem informados acabam se sentindo mais valorizados e conseqüentemente mais envolvidos com a empresa em que atuam, é isso que a professora e pesquisadora Marlene Marchiori afirma quando diz que: “as ações de empresas devem ter sentidos para as pessoas, sendo necessário que encontrem no processo de comunicação as justificativas para seu posicionamento e comprometimento”. Além disso, o empregado é visto também de uma forma de propaganda da própria organização, de acordo com o professor Bueno: “os empregados são os melhores porta-vozes da instituição em que trabalham”, pois é com o contentamento ou descontentamento dele que irá gerar informações com mais autenticidade sobre os valores positivos ou negativos da instituição.
Apesar de todos os aperfeiçoamentos gerados a cada ano em uma empresa o que prevalece até hoje em uma organização é a comunicação, é ela que irá tanto beneficiar como gerenciar conflitos, trazendo sempre de algum jeito uma melhoria no relacionamento da organização para com seus públicos.
Se quiser saber mais sobre o assunto, segue um vídeo explicando sobre comunicação interna, feita pelo palestrante Mario Persona.






Até amanhã,
Cláudia Moraes.

Um comentário:

  1. Parabéns meninas! Belíssimo trabalho. Estava procurando insumos para um projeto de comunicação interna para minha empresa e vi esse blog, será muito ultil pra mim e tantos outros que buscarem informação sobre comunicação interna. Bjsss

    ResponderExcluir