quarta-feira, 29 de abril de 2009

Cultura Organizacional

A cultura organizacional refere-se aos hábitos estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas pelos membros de uma organização. Representa as percepções da alta administração e de seus funcionários, e é isso que diferencia uma organização das demais.

A cultura precisa estar ligada com as ações da organização para conseguir direcionar seus objetivos e alcançá-los, para transmitir suas informações de acordo com seu trabalho e seu relacionamento com os públicos. Cada organização tem uma estrutura e uma cultura.

A cultura da organização também pode ser revitalizada pra encaixar-se melhor no cenário contemporâneo, por isso é preciso primeiro “arrumar a casa” e depois transmitir uma realidade positiva da empresa.

As ferramentas que auxiliam a manter ou inovar a cultura de uma organização são objetivos e valores definidos e orientados, qualidade nos produtos e serviços que devem ser divulgados, dialogar com os públicos, estar atento a mudanças e tendências, estimular e motivar seus funcionários, tornar de conhecimento do funcionário as ações e objetivos e mantendo-os informados, fazer planejamento para médio e longo prazo.

A cultura da organização deve ser transparente, não deve usar estratégias de manipulação para preservar seus interesses. Algumas empresas erram por não usar a transparência como estratégia, utilizam o trabalho da mídia para transmitir informações irreais e adquirir visibilidade. A falta de transparência também pode ocorrer no âmbito interno organizacional.

Atualmente muitas dessas empresas não transparentes não ficam impunes por muito tempo, devido seus públicos serem mais exigentes, terem mais acesso a informação e saberem de seus direitos, eles expõe abertamente suas idéias e repassem essa imagem negativa da organização para outros.

Até amanhã,
Andréia Costa.

Referências Bibliográficas:
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: transparência ou maquiagem?. Disponível em:http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/artigos/comunicacao_corporativa/artigo14.php. Acesso em 29/04/2009.
KISSIL, Marco. O que é Cultura Organizacional?. Disponível em: http://www.coladaweb.com/admmaterial/orga.htm. Acesso em 29/04/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário