terça-feira, 21 de abril de 2009

Os desafios da Comunicação Organizacional na atualidade

A partir da década de 90 a Comunicação Organizacional começa a aprimorar-se, deixa de lado seu caráter instrumental e torna-se mais estratégica devido à complexidade existente na comunicação entre organização e seus públicos.

A Comunicação Organizacional está presente em organizações públicas e privadas que necessitam sobreviver em meio a tantas transformações econômicas, políticas, culturais e tecnológicas, que levam empresários a investirem cada vez mais na comunicação, preocupando-se com a credibilidade de sua imagem, a grande concorrência no mercado, com consumidor ciente dos seus direitos, a responsabilidade social entre outros.

As mudanças sempre vão ocorrer no contexto organizacional que esta cada vez mais exigente, por isso as organizações devem adaptar-se a tais modificações para ter sucesso e competência em seus negócios.

Antigamente a Comunicação Organizacional tinha foco nos instrumentos, fazia poucos investimentos na área de comunicação que na maioria das vezes era dirigida ao público externo, existia pouca concorrência e o consumidor não tinha muita noção de seus direitos. Com a mudança no cenário organizacional, atualmente o foco tem visão mais ampla e estratégica, o mercado está mais competitivo, os consumidores exigem seus direitos e a comunicação é voltada para todos os públicos estratégicos.

Como desafio, a comunicação organizacional deve ter uma visão estratégica e integrada, deve participar das transformações da sociedade, ter uma comunicação ética e transparente com seus públicos, aumentar sua visibilidade publica, divulgar seus produtos ou serviços e estabelecer diálogos com seus públicos.

As transformações interferem nas formas de comunicação e relacionamento entre organização e públicos. Os dois agem no processo comunicativo, por isso é preciso fazer um planejamento estratégico de sua comunicação. A sociedade modifica-se, a organização e os públicos também, devido a isso a organização deve estar sempre com as “antenas ligadas” para perceber o que acontece ao seu redor.

"A sociedade e o mercado consumidor tornaram-se bastante hostis às 'empresas analfabetas', que não aprendem a escrever, ouvir, falar, se expressar e, principalmente, dialogar no ambiente em que atuam". (Nassar, 1995, p. 12)

Até Amanhã,

Andréia Costa.

Referências Bibliográficas:
MATIELI, Luana. Comunicação Organizacional: o poder da informação. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/comunicacao_organizacional_o_poder_da_informacao/25050/. Acesso em 20/04/2009.
OLIVEIRA, Thiago Manieri. Apostar em comunicação é estratégico?. Disponível em: http://www.comtexto.com.br/convicomartigotiagomainieri.htm. Acesso em 20/04/2009.

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