quarta-feira, 22 de abril de 2009

" Somatória em beneficio do cliente "

A comunicação organizacional para ser eficaz, necessita que os objetivos, estratégias, planos e ações trabalhem de forma integrada. Na qual todas as áreas de comunicação estejam em sintonia, unificadas.

É preciso que a organização tenha a união da comunicação institucional, da comunicação mercadológica, da comunicação interna e da comunicação administrativa, ou seja, as grandes áreas da comunicação organizacional integrada.

A comunicação administrativa é desenvolvida dentro da organização, e tem como principal objetivo informar (regras, normas, novos produtos, mudanças) e auxiliar, dar instruções aos funcionários para haja um melhor desempenho, fazendo com que a organização tenha um menor custo e um maior lucro.

Já a comunicação interna ela viabiliza toda a interação possível entre a organização e seus funcionários, e diferente da comunicação administrativa ela tem o objetivo de informar e ao mesmo tempo convencer, persuadir, motivar, e fazer com que os funcionários tenham um espírito de equipe. A comunicação interna faz com que haja uma troca de informações entre a parte executiva e a base operacional, buscando qualidade nos produtos e serviços que a organização pretende alcançar.

A comunicação mercadológica planeja e executa a forma de divulgação publicitária de produtos e/ou serviços da organização, para que o mesmo seja bem reconhecido, procurando sempre conquistar o público alvo

A comunicação institucional realiza ações para o fortalecimento, a credibilidade e confiança dos públicos para a organização, colaborando na construção da imagem, personalidade, identidade corporativa da empresa. Utilizando “ estratégias de relações públicas, tanto no campo empresarial, como no governamental, de imprensa, publicidade, até as técnicas e práticas do lobby “ ( Gaudêncio Torquato do Rego ).

A imagem abaixo mostra as áreas que integram todos os tipos de comunicações dentro da organização, e todo o mix da comunicação organizacional integrada.


Até amanhã,

Camilla Todo Watanabe


Referências Bibliográficas:

Kunsch, M.M.K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. In: ___ . Relações Públicas e a Filosofia da comunicação integrada, 4.ed. Summus Editorial, 2003. cap. 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário