A CDN Estudos & Pesquisa realizou um estudo com os funcionários de todos níveis e regiões de atuação do grupo (desde agências até cargos administrativos) que pudesse avaliar, um a um, os veículos usados pela Comunicação Interna. Os maiores problemas eram a diversidade e a quantidade de veículos.
1º passo: verificar quais eram os veículos dos dois bancos, especificando o público-alvo de cada um deles, e constituir insumo suficiente para embasar todo o estudo, desde a criação do questionário até o relatório e a apresentação final.
2º passo: realizar pesquisa quantitativa junto a 900 funcionários do Banespa e 600 funcionários do Santander, divididos entre colaboradores da área administrativa e das agências, nas regiões de atuação de cada banco no território nacional.
3º passo: avaliar, por meio dos dados coletados, a opinião dos funcionários em relação aos diversos veículos, assim como o uso de cada um em âmbito geral e, quando pertinente, comparando os resultados de Santander e Banespa.
O resultado final auxiliou os responsáveis pela comunicação do Grupo Santander Banespa a formular uma nova estratégia de comunicação interna para a instituição, além de subsidiar outros trabalhos realizados pelo Grupo CDN para o Grupo Santander Banespa.
A partir da leitura deste case podemos avaliar a importância da pesquisa para as organizações.
Outro ponto importante é que a comunicação interna em excesso atrapalha. Um grande número de veículos toma muito tempo e dinheiro da área de comunicação da empresa, assim como a especificidade dos veículos pode gerar a alienação de seus funcionários, já que existe um veículo para cada público, ele pode não conter informações gerais sobre a empresa. Pode não haver total interesse por parte dos funcionários de saber o balanço financeiro ou acidentes de trabalho, mas todos devem ter essas informações para surgir assim uma cultura participativa na empresa.
Grupo CDN: http://www.cdn.com.br/cdnportal/default.aspx
Até mais!
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